Caracteristicas
Planos e preços
Comunidade
Suporte
Nós
EN PT ES
Wiki
Buscar
Conteúdo
Discussão
Histórico
Backlinks

Como ativar os instant Articles no Facebook?

Para começar a trabalhar com os Instant Articles a primeira coisa que devemos fazer é ter um usuário do Facebook e que esse usuário seja administrador de uma página.

O próximo passo é ativar a funcionalidade para a página  já que a mesma não vem ativa de forma predeterminada.

Para isso temos que ir até a página: https://instantarticles.fb.com

E aí vamos até a opção “Sign up”.



Aqui veremos a lista de páginas das quais seu usuário de Facebook é administrador e aí seleciona-se as páginas onde queremos ativar os “artigos instantâneos”.

Aceitamos os termos de uso e clicamos sobre o botão “Acessar as ferramentas de artigos instantâneos”.

A ativação da funcionalidade é imediata, já iremos ver esta nova opção ao administrar sua página.



Na parte superior da página seleciona-se “Ferramentas de publicação” e em seguida à esquerda veremos a seção “Artigos instantâneos”.

Aqui estão as seções de configuração e na sequência as seções de artgos que estão dividas em três, os de exemplo, os de desenvolvimento e produção.

Se bem que a ativação é imediata, a possibilidade de publicar não é, pelo que teremos que seguir os passos da “Configuração inicial” para que finalmente o Facebook nos permita publicar  após um processo de revisão.



Vejamos o que temos que configurar:
  • O ponto “Adicionar à sua equipe” é opcional. Aqui podemos configurar outros usuário para que possam criar e administrar artigos instantâneamente na sua página.
  • O segundo pede que instale em seu telefone a aplicação “Administrador de páginas” que pode ser encontrada na store de iOS e Adndroid. Isso é fundamental para poder ver como são vistos os artigos que estão sendo criados. Não esquecer que isso só funciona na aplicação nativa (não na web), pelo que a vista prévia só pode ser feita com essa aplicação.
  • O terceiro ponto é associar nossa página do Facebook com nosso site web.
Por que temos que fazer isso?

Isso é necessário para demonstrar que somo donos das URLs desses artigos. Recorde que os artigos instantâneos estão associados a URL da versão web do artgo de forma que quando você ou outra pessoa compartilha essa URL, no lugar de abrir-se o navegador abre-se o artigo instantâneo.

Para associar nossa página do Facebook com nosso site, o Facebook nos porprociona uma meta tag para que adicionemos no  <head> da página inicial de nosso site.

No GXportal contamos com a propriedade “HTML a inluir no HEADER” no nível das propriedade das páginas.



Um vez que adicionamos a meta tag em nosso site, escrevemos nosso domínio e pressionamos “Reivindicar URL”.

Podemos associar mais de um domínio à página do Facebook, por exemplo, a URL de produção e uma de desenvolvimento.

Em seguida devemos definir a estética sobre como serão mostrados os artigos no Facebook.

Na seção “Estilos” podemos criar  tantos estilos como desejarmos para em seguida, de acordo ao tipo de artigo que vamos publicar, aplicar um ou outro. 

Por padrão, já vem um criado chamado “default” que podemos usar para todos os artigos.

Aqui a única configuração obrigatória que devemos fazer é adicionar uma imagem que nos identifique, o logo de nossa empresa, por exemplo, que é o que será visto na frente de todos os artigos.

Opcionalmente aqui podemos alterar as fontes e cores utilizadas para cada seção de nossos artigos.



Para terminar com o “Passo 1‘” só nos resta “Criar artigos”.

No “Passo 2” é que o Facebook faz a aprovação para podermos publicar artigos instantâneos. Para que sejamos aprovados, devemos criar no mínimo 5 artigos na seção de produção para que eles validem que estão bem criados.

Não tem por que ser artigos novos. Se vocês já têm posts publicados em suas páginas de Facebook com links para notícias (por exemplo) que tem em seu site, podemos criar “artigos instantâneos” para essas notícias.

Uma vez que temos criados, pressinamos o botão de enviar solicitação e aí teremos que esperar uns dias até que seja aprovado.



Como crio os artigos?

A ideia é que para criar  artigos usemos ferramentas de terceiros ou desenvolvidas por nós, as quais vão utilizar a API do Facebook para criar os artigos  ou se bem que podem nos prover a URL de um RSS especialmente formado onde o Facebook vai consumir.

Para fazer mediante RSS simplesmete temos que colocar a URL na seção “Fonte RSS de produção” da configuração e ativar a importação automática.



Conforme vão sendo consumidos, irão aprecendo na seção de “Artigos de produção”.

Vocês podem validar com a aplicação “Administrador de páginas” que o artigo seja visualizado como vocês querem. E, se é assim, seleciona-se e no combo de Ações e escolhemos “Publicar”.



Links de interesse:

Cómo crear Instant Articles con GXportal?
Nós recomendo assistir este vídeo: "Facebook Instant Articles: ¿Qué son y cómo crearlos con GeneXus y GXportal? - Daniel Mariño, GeneXus " .

Categorias:

    Wiki inicio
    Categorias
    Mudanças recentes
    Quer ficar por dentro das novidades? Siga-nos  

    PRODUTO
    Caracteristicas
    GXportal Online
    GXportal Corporativo
    Perguntas Frequentes
    TOUR
    Demo
    Curso gratuito
    Documentação
    Showcase
    EMPRESA
    Quem Somos
    Contato
    Suporte
    Termos de uso
    COMUNIDADE
    Wiki
    Blog
    Facebook
    Twitter
    © Todos os direitos reservados. GeneXus e seus produtos são marcas registradas de GeneXus S.A. | Política de privacidade | Informação para contato