Caracteristicas
Planos e preços
Comunidade
Suporte
Nós
EN PT ES
Wiki
Buscar
Conteúdo
Discussão
Histórico
Backlinks

Como o GXportal 5.0 nos ajuda a melhorar nosso posicionamento em buscadores?

Primeiramente, definiremos o que é posicionar-se bem com os motores de busca. Basicamente, é aparecer nos primeiros lugares dos resultados quando um usuário faz uma busca por determinadas palavras. Estas palavras são as que vamos ter que levar em conta cada vez que quisermos que algo seja encontrado. Nos últimos anos, este assunto tomou tal relevância que até ganhou um nome a disciplina e inclusive existem especialistas no tema. É conhecido como SEO, por sua sigla em inglês Search Engine Optimization, e basicamente trata-se das tarefas que temos que realizar para ajustar os conteúdos de nossas páginas e a estrutura dos nossos sites para que sejam indexadas pelos motores de busca da melhor maneira possível. Vejamos o que nos oferece o GXportal 5.0 neste sentido.

Friendly URLs

O uso das Friendly URLs, quer dizer, URLs que sejam mais amigáveis para os usuários e para os motores de busca permite dar mais informação, visto que a URL contém texto que é relevante para encontrar a página.
Por exemplo:
 


Esta funcionalidade é automática no GXportal 5.0 pois, uma vez que publicarmos o site, as URLs deste terão esse formato.

Canonical URL Tag 

Este novo Tag permite especificar aos motores de busca qual é a URL “preferida” para indexar a página. Isto é útil quando podemos acessar a mesma página variando diferentes parâmetros, o qual pode resultar em que a página seja indexada muitas vezes e até fazer que o indexador deixe de indexar o resto das páginas de nosso site pela quantidade de combinações possíveis a analisar. Por exemplo, no caso do site do GXportal, é possível acessar a mesma página através destas URLs:
Mediante a “Canonical URL Tag” especificamos ao motor de busca que, na realidade, trata-se da mesma página. Aqui para os Webmasters do Google, encontrará a explicaçãodo seu funcionamento.

Código mais semântico

Outra forma de facilitar e melhorar a qualidade da indexação das páginas por parte dos motores de busca é fazendo que o código HTML utilizado na página seja mais semântico. Marcando os títulos das páginas, por exemplo, é possível se realizar isso no Gxportal. Utilizam-se determinados tags no HTML gerado para cada página que indicam a relevância do conteúdo. Por exemplo, utilizam-se os tags H1, H2 e H3 para marcar quais textos correspondem a títulos dentro das páginas. H1 é utilizado para os títulos mais importantes, H2 para um seguinte nível de importância, etc.

Keywords e Meta-Description

Embora os motores de busca mais populares cada vez ponham menos relevância no uso das palavras chaves(keywords) que podemos especificar por cada página, nesta versão estamos dando a possibilidade de definir esses keywords para cada página .
Não apenas isso, agora, além disso, oferecemos a possibilidade de especificar uma breve descrição (mediante o meta-tagdescription) para cada página. Tudo isso para cada idioma no qual está sendo publicado o site.

Google Sitemaps

Outra maneira de melhorar a indexação de nossos sites é o uso dos Sitemaps. Basicamente, trata-se  de um arquivo XML em determinado formato no qual especificamos a relação dos links que queremos garantir que o indexador do Google vai visitar. Do painel de controle do Gxportal, existe uma opção que permite gerar automaticamente esse arquivo XML. No Google Webmaster Central você poderá encontrar mais informações sobre seu uso.

Conclusão

Todas as opções anteriores permitem que os motores de busca façam uma melhor indexação de suas páginas, entretanto, não garantem que suas páginas apareçam nas primeiras posições dos resultados.  Para isso, é fundamental o conteúdo colocado dentro de cada página, utilizando os termos e palavras corretas com as quais se quer que qualquer usuário da Internet possa encontrar seu site.  Em nosso caso, montamos nosso site e conteúdos para que qualquer pessoa que procure por “saas site builder” possa nos ver entre as primeiras opções de seu resultado na busca.



A chave, então, reside em saber escolher essas palavras e oferecer conteúdo de qualidade, porque como bem dizem, na Internet, o conteúdo é rei. 


ConclusãoConclusãoConclusão

Categorias:

Wiki inicio
Categorias
Mudanças recentes
Quer ficar por dentro das novidades? Siga-nos  

PRODUTO
Caracteristicas
GXportal Online
GXportal Corporativo
Perguntas Frequentes
TOUR
Demo
Curso gratuito
Documentação
Showcase
EMPRESA
Quem Somos
Contato
Suporte
Termos de uso
COMUNIDADE
Wiki
Blog
Facebook
Twitter
© Todos os direitos reservados. GeneXus e seus produtos são marcas registradas de GeneXus S.A. | Política de privacidade | Informação para contato