Caracteristicas
Planos e preços
Comunidade
Suporte
Nós
EN PT ES
Wiki
Buscar
Conteúdo
Discussão
Histórico
Backlinks

Para que serve um sitemap

Algo muito importante na web de hoje é obter o melhor posicionamento das páginas de nossos sites nos resultados dos buscadores. Vejamos uma ferramenta que irá nos servir para ajudar os buscadores a “encontrar” nossas páginas.

O que é um sitemap?

Ele é basicamente um arquivo XML que contém uma lista de URLs das páginas do nosso site. Os principais buscadores como Google, Bing, Yahoo e Ask concordaram em suportar o mesmo formato para este tipo de arquivo o que torna as coisas mais fáceis. Este é um exemplo de como poderia ser armado o arquivo; neste caso colocaram-se 2 URLs. 
 
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
<loc>http://www.gxportal.com/demo?es</loc>
</url>
<url>
<loc>http://www.gxportal.com/blog?es</loc>
</url>
</urlset>


Para que serve ter um sitemap?

Embora nada disso seja feito, os buscadores se encarregam de ir navegando as páginas do site seguindo cada um dos links. No entanto, com este arquivo o que estamos indicando aos buscadores é a lista de páginas que queremos ter certeza que os crawlers (aranhas) irão navegar no momento de indexar os sites.

Estas são algumas das razões documentadas aqui no Google sobre a utilidade desta ferramenta: 
  • Seu site inclui conteúdo dinâmico
  • Seu site é novo e existem poucos links direcionados a ele (Googlebot rastreia a Web seguindo os links de uma página para outra, se os links do seu site não funcionarem corretamente, poderemos ter problemas para localizá-lo).
  • Seu site dispõe de um importante arquivo de páginas de conteúdo que não estão bem lincadas umas às outras ou que simplesmente não estão lincadas.

Como gerar um sitemap com GXportal?

GXportal gera automaticamente este arquivo, para obter a URL do sitemap é necessário adicionar ao domínio do site o /sitemap.xml no final. Por exemplo, no caso de nosso site para acessar este arquivo é só escrever  www.gxportal.com/sitemap.xml

A lista de URLs que são geradas depende da propriedade “Permitir indexação pelos motores de busca” que pode ser configurada nas propriedades da página. Por defeito, todas as páginas novas têm essa propriedade marcada. Além disso, geram-se as URLs que correspondem a cada versão das páginas para cada idioma do site.




Como digo ao Google que use o sitemap.xml?

Muito simples, tendo uma conta em www.google.com/webmasters/tools é possível se acessar a opção “Site configuration - Sitemaps” e pressionar o botão “Submit ao Sitemap” na qual é colocada a URL www.misitio.com/sitemap.xml e em poucos minutos o Google verifica o arquivo, e em “Status” deveria indicar que está bem dito sitemap, depois pode demorar umas horas em processar as URLs que contêm o arquivo dependendo da frequência com a qual o crawler indexar o site.





O importante com a geração deste arquivo é que ele é armado dinamicamente pelo GXportal, ou seja, cada vez que o crawler dos buscadores acessar o www.misitio.com/sitemap.xml o mesmo conterá as URLs das últimas páginas que foram adicionadas e não conterá aquelas que foram excluídas.
 
Da mesma forma, existem ferramentas para Yahoo, Bing e Ask para fazer isso. Esperamos que estas informações sejam de grande utilidade para você e estamos em contato.



Categorias:

Wiki inicio
Categorias
Mudanças recentes
Quer ficar por dentro das novidades? Siga-nos  

PRODUTO
Caracteristicas
GXportal Online
GXportal Corporativo
Perguntas Frequentes
TOUR
Demo
Curso gratuito
Documentação
Showcase
EMPRESA
Quem Somos
Contato
Suporte
Termos de uso
COMUNIDADE
Wiki
Blog
Facebook
Twitter
© Todos os direitos reservados. GeneXus e seus produtos são marcas registradas de GeneXus S.A. | Política de privacidade | Informação para contato